segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rodas de leitura,narração e manuseio

Andréia Cristina Oliveira Bernardes
Shirley Estela Benicio de Oliveira



"...tem estudo,
tem ensino,
tem exercício,

tem pergunta,

tem resposta,

...lá dentro do livro. "
" Joseane Maia"


A criança não precisa dominar o código linguistico para, só então, realizar leituras de obras literárias, isto é, antes de decodificar a língua escrita, é fundamental que a criança vivencie atos de leitura, manuseie o livro e faça, ela mesma, tentativas de leitura; as interações sociais são importantes para a criança ampliar suas experiências e, principalmente, para desenvover a linguagem oral, porque delas emergem diferentes visões de mundo, historicamente determinadas.

( Texto retirado do livro Literatura na formação de leitores e professores.)





A Larissa aprecia a revista por um bom tempo, ela presta atenção em cada detalhe a impressão que temos é que ela está lendo cada palavrinha!!!


Nas rodas de narração as crianças se encantam com os fantoches...Este é o personagem favorito o Zeca...

Nas rodas de leitura com os livros das sequências didáticas as crianças apredem e ampliam seu repertório cultural.

Na caixa surpresa sempre tem uma novidade um livro, um fantoche, um brinquedo, uma fantasia... que encanta e ensina!!!

Nas rodas de manuseio as crianças recontam histórias. Essa é a Júlia encantada com o livro e fazendo o reconto!!!

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Os bons trabalhos precisam ser divulgados e vocês tem muito a ensinar e a partilhar.
    Todo respeito e admiração ao educador que tem ousadia em criar, pensar e produzir.
    um abraço

    Bete Godoy

    ResponderExcluir
  2. huhuhullll! um dia já foram meus...alunos...hihiihi...lindos!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que as crianças não necessitam só de comida. carinho..atenção! Elas necessitam de oportunidades como essa, onde a literatura passa a fazer parte se seu cotidiano... possibilitando descobertas..Nesta situação a presença do educador é fundamental para a criança compreender a função social do livro...
    É a partir de iniciativas como essa é possível acreditar que há mudança na educação em relação ao trabalho nas CEIS. Saber que há educadoras e escolas comprometidas com a qualidade da educação alimenta minha alma, reforça minha opção pela educação.
    Vale à pena conhecer também a experiência realizada na Colômbia do Espanta Pájaros
    Espanta Pájaro é um projeto cultural de incentivo à leitura e de expressão artística que promove o encontro criativo com a literatura e arte. Através de uma investigação contínua e prática, a proposta é destinada às crianças e projetos de formação dos pais, professores, bibliotecários e outros interessados em educação. Em torno da "bebeteca", uma biblioteca especializada em literatura infantil.
    A idéia é proporcionar vivências para que as crianças e os adultos possam constituir-se, crescer como leitores escritores....
    www.espantapajaros.com

    ResponderExcluir