quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Self-service

Andréia Cristina Oliveira Bernardes
Shirley Estela Benicio Oliveira.
Autonomia
Iniciamos o processo de selv- service com o café da manhã e tarde, para que as crianças possam apropriar-se gradativamente dessa autonomia(forma de cuidar de si). Foi oferecido pela direção jarras e copos de vidros proporcionais ao tamanho das crianças para que as mesmas possam servir-se sozinhas e a vontade sendo sempre mediadas pelas educadoras.
Quantos questionamentos encontramos a respeito do que se é possivel realizar com crianças tão pequenas, porém, a cada dia nossas crianças vem nos surpreendendo cada vez mais.


Ver a alegria e a competência com que essas crianças vão realizando e enfrentando as atividadese desafios propóstos vão nos impulsionando. Através das fotos ao lado podemos perceber a concentração, satisfação e presteza com que vão servindo-se com cuidado para que o leite não derrame.

No início algumas enchiam o copo até transbordar, mas, com a nossa orientação e a dos próprios colegas, elas começaram a colocar menor quantidade, deste modo podem repetir se desejarem sem desperdicio.

4 comentários:

  1. Realmente é muito lindo ver como são capazes de tantas coisas! De certa forma nós substimamaos a capacidade deles achando que certas coisas não para crianças tão pequenas!
    Parabéns pelo trabalho meninas!!
    um beijo..Raquel Hasemi.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns...lindo e gratificante o trabalho de vcs. E há quem diga q não tem como se realizar na educação infantil!!! Eles são o máximo, temos é que saber aproiveitar e proporcionar o crescimento desses pequenos!
    Um abraço...Cristiane Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Trabalho em uma creche e estas fotos me deram muitas idéias de poder trabalhar com meus bebês, parabéns pela sua iniciativa!

    ResponderExcluir