O espaço é em cima, embaixo é tocar ou não chegar a tocar, é barulho forte, forte demais ou, pelo contrário, silêncio, são tantas cores,todas juntas ao mesmo tempo ou uma única cor grande ou nenhuma cor...
Com a sequência de fotos a seguir você poderá acompanhar alguns exemplos de cantos que organizamos, pois foram vários no decorrer do ano que demonstram a participação, a construção, a produção e a criação das crianças.
Os blocos lógicos também podem ser usados como jogo da memória, nessa organização eles foram disponibilizados de forma diferenciada, colocados enfileirados em direção ao cercadinho, criamos um canto com mesas de artes com papel sulfite e canetinhas ao fundo da sala, livros sobre os colchonetes e caixa de sensações no centro da sala com plástico bolha no chão.
Neste dia optamos por organizar os cantos da seguinte maneira: pista de carros, blocos lógicos, jogo da memória de madeira e jogo da memória com as fotos das crianças. ( mostramos assim que podemos disponibilizar com os mesmos objetos cantos diversificados)
Neste outro momento demos um aspecto totalmente diferente aos cantos: Tenda da leitura, pista de carros, jogo da montanha russa e jogo de boliche com placas de EVA nos formatos quadrado, redondo, triângulo e retângulo.
Sabemos que a rotina é cansativa principalmente quando se tem entre 1 a 2 anos e meio deste modo sempre nos preoculpamos em organizamos a sala de modo criativo, neste dia os cantos são:jogos de encaixe, cantinho da beleza, casinha e cantinho da leitura.
Cantinho das artes:
Este é um dos cantos preferidos das crianças, livremente sem nenhuma obrigação brincam desenhando soltando sua imaginação e criatividade.
Esta caixa foi confeccionada pela educadora Quitéria Campanaro, com o objetivo de aguçar os sentidos e a curiosidade das crianças.
O jogo da memória foi uma superação para nós, ao colocarmos o jogo sobre a mesa esperávamos que ao entrarem na sala iriam jogá-lo no chão como de costume, mesmo após termos sentado e ensinado-os a jogar, mas para nossa surpresa o resultado foi diferente, o Eduardo, a Anny e o Kalebe sentaram e dividiram as peças sem contendas. O Eduardo organizou as peças dentro da caixa tentando encontrar os pares e conversando com os amigos para ver se estava com eles, tentando negociar uma troca das peças que lhe interessava.
Criamos o canto colocando duas mesas e duas cadeiras com um teclado e um notebook:
A Nicolly chegou primeiro e tomou posse da cadeira e do notebook, surge o primeiro conflito,
a Júlia e o Felipe também queriam brincar, mas havia somente uma cadeira (propositalmente)
Então a Júlia e o Felipe decidiram brincar em pé ao redor da Nicolly e assim seguiram amigavelmente sem nenhuma interferência do professor.
Casinha:
Tenda de leitura, Nicolly,Felipe e Riquelmy dentro da tenda lendo, manuseando os livros.
Riquelmy,Anny e Felipe contando e recontando histórias.
O hábito de ler está cada vez mais instigante nesta turma, o Everton que vemos na foto ao lado, já consegue até distinguir os autores dos livros mais lidos apresentados nas sequências de leitura como as autoras e ilustradores: Sônia Rosa, Luna,Tatiana Belinky, Keith Faulkner e Jonathan Lambert.
Blocos lógicos:
Os blocos lógicos de madeira dispostos nos carrinhos, dão a possibilidade de soltarem a imaginação e utilizarem as peças para várias coisas, usando o próprio carrinho. Na foto podemos perceber a concentração da Nátalia equilibrando um sobre o outro.
Cantinho da beleza:
No cantinho da beleza, para encrementar a brincadeira cada educador foi contribuindo com um objeto em especial, a Marcia Jorge trouxe um secador e
uma chapinha de brinquedo, eu ( Andréia) a Shirley e a Gorete ( diretora) contribuimos com embalagens como: desodorantes, potes de shampoo vazios e pentes e a Quitéria com colares e pulseiras. As crianças se divertiram muito, principalmente as meninas explorando suas vaidades. A Larissa foi a que mais se identificou com o secador de cabelo, colocava os amigos na cadeira e com muita eficiência escovava os cabelos no seu faz de conta.
Jogos de encaixe:
Diferentes jogos de encaixe desafiam as crianças e tornam a brincadeira mais empolgante, por isso procuramos sempre disponibilizar a eles esta diversidade. E solicitamos a coordenadora e a diretora que com a verba do PTRE se fosse possivel priorisasse estes brinquedos, não somente dos jogos mais de outros brinquedos para de forma organizada montar-mos kits que compoem os cantos, tornando mais fácil e rápida a organização e disposição do espaço, deixando nossos cantos mais desejáveis e atrativos.
Dado:
O dado foi confeccionado durante a sequencia didática Copa do Mundo 2010, afim de introduzrir os animais da África de uma forma mais lúdica.
Os cantos sempre são organizados um pouco antes do jantar, pois nesse horário contamos com a presença dos ATES que nos auxilhiam. Assim nós professoras sempre revezamos para preparar o ambiente. Não utilizamos somente a sala de convivência, muitas vezes usamos o solário e o parque também, principalmente nos dias ensolarados.Em um determinado dia, devido a correria da rotina não conseguimos organizar os cantos e foi imcrivelmente marcante ,ver estampado na face das crianças a decepção,ao encontrarem a sala da mesma maneira que a deixaram.
O espaço não é algo que emoldure, não é simplesmente físico, mas atravessa as relações, ou melhor, é parte delas. O professor é um mediador de diferentes relações: entre crianças e o saber, entre crianças e o mundo que as cerca, entre elas mesmas, entre elas e o mundo imediato, etc.Tal como destaca Piaget 1969, a criança conhece quando atua sobre os objetos, quando prática ações sobre os objetos. As condutas complexas diante das coisas que são próprias das crianças de um ano e meio trata-se de uma verdadeira experimentação, na qual ela faz uma análise do objeto, age sobre ele e tira conclusões sobre as suas caracteristicas.
Gurias
ResponderExcluirAmei o trabalho de vcs!!! E essa postagem? É digna de uma publicação, as fotos retratam todo o trabalho com o o espaço e logo com o respeito pela criança, demonstram um olhar sensível e comprometido com as especificidades da primeira infância! Parabéns!!!
Bjs
MArisete Schmidt
http://queroumcolinhoeprimeirospassinhos.blogspot.com
Parabéns!
ResponderExcluirConcordo plenamente com a Marisete.
Um trabalho comprometido e que sei o quanto custa a dedicação e estudo.
Beijos
Cris
O artigo sobre os cantos e ficou ótimo. Todas estão de PARABÉNS!!!!
ResponderExcluirOs critérios para organização estão bem claros e o texto muito didático. Bravo!!!!
Bete Godoy
Parabéns meninas pela disposição e criatividade para promover essas interações tão ricas com as crianças! Achei ótimo vocês diversificarem os cantos, pois isso torna a rotina mais atraente e sempre com novos desafios. Além disso, os cantos promovidos são instigantes, proporcionando descobertas, imaginação, interação, aprendizados, desenvolvimentos motores, etc. Parabéns!
ResponderExcluirFiquei curiosa para ver mais fotos, dos cantos e dos pátios!
E gostaria de saber se essas mudanças são feitas apenas depois da janta, no final da tarde. Antes como é a rotina? Também há espaços para essas explorações de brincar "livre"?
Abraços de uma professora apaixonada como vcs!
Gisele
Nossaaaaaa amei ....tudo bem organizado Parabéns pela dedicação !!
ResponderExcluirParabéns pela criatividade, organização e vontade e agir. A disposição do espaço e cada detalhe expressa claramente o comprometimento com os pequenos, com a infância. Estou indicando o blog de vcs no meu blog, depois dêem uma espiadinha lá. Abços: http://www.quartetofantasticoeducacaoinfantil.blogspot.com/
ResponderExcluirADOREI AS IDÉIAS ....BJS PAULINHA
ResponderExcluirMuito bacana a ideia de vocês.
ResponderExcluirConhecem a pedagogia Freinet? Essa ideia de trabalhar em cantos (ou ateliês, como chamamos) realmente é muito interessante, pois favorece a autonomia e o comprometimento da criança com o trabalho escolhido por ela.
Sou professora de educação infantil e tenho um blog em que relato um pouco do meu cotidiano com minha turma. Recentemente escrevi também um artigo sobre o trabalho em ateliês. Caso queiram conhecer, o endereço é http://meajudaaolhar.wordpress.com
Também tenho outro blog que reúne outros blogs de professores que escrevem e refletem sobre sua prática. Vou adicionar o de vocês, por ser muito interessante. o endereço é http://alemdosmurosescolares.wordpress.com
Abraço
Lili
Amei as idéias...parabéns!
ResponderExcluirPerfeito! Já tinha lido este artigo em 2013 , quando peguei o berçário 2 pla primeira vez e agora em 2016, volto para me inspirar o trabalho em 2017!!!
ResponderExcluirParabéns a todas as envolvidas!!!
Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar 😍😍
Achei muito interessante os cantinhos e acho que seria legal ter na sala o cantinho da beleza, pois acho que chamaria a atenção não só das meninas como a dos meninos também.
ResponderExcluir